Liquidez e o erro fatal dos investidores

Dinheiro & Liberdade #022

Carlos sempre foi um empreendedor de sucesso. Dono de uma rede de lojas de varejo que operava em diversas cidades, ele tinha uma vida financeira confortável e acreditava que seu patrimônio estava seguro.

Além do negócio próprio, Carlos também investia em imóveis, sempre acreditando que era o melhor caminho para preservar e aumentar seu capital. Ele tem várias propriedades em sua cidade natal, desde galpões comerciais até apartamentos residenciais e terrenos.

Tudo corria muito bem até que seu negócio começou a passar por uma fase mais difícil. A receita de suas lojas vinha caindo e o custo do dinheiro no mercado ainda bem alto com o patamar da Selic e o perfil de risco do negócio dele. Ele também reclamava dos gastos elevados para desligar funcionários e do risco trabalhista que tinha.

De repente, Carlos se viu com um problema: ele precisava de capital para cobrir as despesas emergenciais e manter sua empresa funcionando. A solução imediata parecia ser vender alguns dos imóveis que possuía.

Porém, o mercado imobiliário não apresentava o mesmo apetite de 2020 à 2023. Mesmo os que se interessavam ofereciam valores muito abaixo do esperado, aproveitando-se da situação. Os imóveis, que antes pareciam um investimento seguro e lucrativo, agora estavam “imobilizados”, sem liquidez suficiente para ajudar Carlos em um momento crítico.

Ele aprendeu da pior maneira o valor da liquidez nos investimentos.

Mas isso não é exclusividade do Carlos. A maioria das pessoas não está acostumada a pensar no patrimônio com o viés de alocação de ativos. Como uma carteira.

Numa carteira de investimentos, a distribuição deve respeitar as necessidades de cada investidor e ainda respeitar o imprevisível.

É por isso que você deve respeitar o fato de que certos eventos e mudanças repentinas de vida podem afetar sua renda e patrimônio.

Para esses casos, sua carteira de ativos deve estar lá, por você. E liquidez será essencial nesse cenário.

1. O que é Liquidez e por que é tão Importante?

Continue Lendo

Inscreva-se gratuitamente para continuar a ler esta edição e receber os novos textos semanais no seu e-mail.

Already a subscriber?Sign in.Not now