🧠 O Mais Importante para o Investidor

Dinheiro & Liberdade #020

Bem vindo à newsletter!

Simplificações tendem a ser sempre irreais.

Quando você vê um livro que se chama “O mais importante para o investidor”, parece mesmo um exagero. Parece passar a imagem de que há aquela única coisa que importa mais do que todo o resto.

Essa era minha impressão antes de iniciar minha leitura do livro de Howard Marks que leva esse nome.

Pra minha sorte, a ressalva é feita pelo autor logo no início, explicando que não há uma única coisa que responda por tudo que importa a um investidor.

Ele entende que é um conjunto de fatores que devem ser considerados pelo investidor para sua tomada de decisão, a fim de atingir eficácia acima da média na escolha de seus ativos. De entender a eficiência dos mercados até entender a relação em preço e valor.

E agora você está achando que a edição de hoje da newsletter vem pra resumir os principais pontos desse livro. Não é o caso.

Até porque eu ainda não terminei a leitura do livro. Diferente de outras leituras, com aquelas que se relacionam com finanças e investimentos eu tenho sido um pouco mais seletivo e intencional. 

A ideia é estudar um material recomendado, não apenas folhear um texto e esquecer todo o conteúdo semanas depois.

Vou gastar mais do que as 10 horas sugeridas pelo app do Kindle 😂

De qualquer forma, a leitura inicial do livro me deixou clara qual poderia ser o fator de maior importância para o investidor, apesar da minha descrença nesse tipo de simplificação.

O único candidato capaz de atravessar essa barreira lógica não podia ser outro: o conhecimento.

Embora diversos fatores influenciem os resultados, o conhecimento de qualidade é o ponto de partida e o diferencial mais importante para quem quer se tonar um investidor melhor.

Ídolos → Fontes → Aprendizados

Henrique Bredda, renomado gestor dos fundos da Alaska Asset, escreve o prefácio do livro de Marks.

Ele ressalta a importância de sua jornada intelectual na sua formação como investidor.

Citando o livro “Poor Charlie’s Almanack”, que reúne os conhecimento marcantes de um dos investidores mais respeitados da história, Charlie Munger, Bredda ressalta como o próprio Munger dedicava ao estudo e leitura grande parte de sua rotina.

Ao estudo e leitura Charlie atribuiu a razão pela qual ele e Warren Buffet tiveram tanto sucesso em suas carreiras como investidores.

Henrique Bredda fala sobre um framework que tem. Temos ídolos, ou referências em quem queremos nos espelhar. Com bons livros, podemos acessar as mentes dessas pessoas e posteriormente até mesmo as fontes deles.

Quem também fala muito sobre isso é o Elton Luiz.

Ele sempre falou muito sobre leitura e estudo. Atualmente usa dessa rotina para construir seu negócio do mercado digital, com muito conteúdo inspirado nas suas leituras.

Ao que Bredda chama de “ídolos”, o Elton dá o nome de “Assembleia de Vozes”.

No fundo no fundo, precisamos basicamente investir algum tempo em identificar quem são nossas referências, aqueles que temos realmente intenção de ouvir e aprender. Essa é a assembleia.

Você vai acessá-la para se desenvolver intelectualmente e encontrar luz sobre algum tema que pareça imcompreensível.

A importância do Conhecimento

Controle emocional.

Disciplina.

Planejamento financeiro.

Análise e gestão de risco.

Compreensão de mercados e produtos financeiros.

Todos esses fatores, embora importantes, dependem do conhecimento para serem dominados.

O conhecimento é a base para tomada de decisão consciente.

E apenas uma decisão consciente, dotada de um alto nível de convicção, é capaz de suportar o teste do tempo e de quaisquer outras variáveis que possam colocá-la em julgamento a qualquer momento.

Essa é a razão do porque a manada vende na baixa e compra na alta.

Seguir uma indicação ou qualquer moda num investimento te coloca dentro do bonde, mas você nem mesmo sabe em que ponto deve sair ou pra que direção está indo.

Você compra um ativo para não ficar de fora da festa e espera uma alta. Qualquer cenário no curto prazo que seja contrário ao esperado já é suficiente para colocar um enorme ponto de interrogação na sua cabeça e questionar o investimento.

O que eu concluo sobre a importância do conhecimento para a área de investimentos é o que geralmente penso sobre todas áreas da vida: é importante compreender nossa própria ignorância.

O efeito Dunning-Kruger: quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe.

A ilusão de conhecimento é real.

Para muitos assuntos, a maioria das pessoas (70, 80, 90%) se achará “acima da média”, o que é estatisticamente inviável.

Agora, como aprendemos com Charlie Munger e Howards Marks, o conhecimento é assim alcançável e de altíssima importância.

Você só precisa adquirí-lo de maneira inteligente.

Como Adquirir Conhecimento de Qualidade

Vivemos no melhor momento da história para obter conhecimento.

Peraí, talvez esteja seja o pior momento também.

Deixe eu explicar…

Não há absolutamente nenhuma falta de informação hoje. Você pega o seu celular e com menos de 3 toques na tela tem todo o acervo mundial de conhecimento já produzido à sua disposição na Internet.

É ou não é fascinante?

Ao mesmo tempo, é também um convite à superficialidade.

Na era dos reels e Tik Tok de 30 segundos e dos insights curtíssimos dos stories de Instagram, quem cria e consome conteúdo denso e profundo tem uma clara vantagem competitiva.

Eu mesmo brigo diariamente com o “vício” que é consumir conteúdos curtos, num ciclo interminável promovido por algoritmos que são finamente ajustados para nos manter presos à tela.

Pra ganhar a briga, tenho usado um app que bloqueia o acesso à aplicativos que eu desejo restringir meu uso.

Isso serve para liberar nosso tempo e descansar nossa mente para focar em outras atividades.

E tão importante quanto restringir o que não faz bem, é adicionar à rotina o estudo e aprendizado real.

Minha sugestão é que você tenha um arsenal a seu favor, possibilitando reduzir ruídos para o consumo de conhecimento.

Algumas sugestões gerais:

Faça sua própria seleção dos temas e referências que quer estudar.

Sugiro misturar pensadores e autores clássicos ou famosos com pessoas que não necessariamente são mundialmente reconhecidas, mas estão um ou mais passos à sua frente e podem trazer uma visão do conhecimento mais adaptado à sua realidade.

Restringe o que é ruim, impulsiona o que é bom.

Enquanto você coloca obstáculos para reduzir o acesso à conteúdo superficial, você pode também facilitar o seu acesso ao estudo de qualidade.

  • Limpe suas assinaturas de e-mails. Adicione apenas newsletters que façam sentido para os aprendizados que importam de verdade para você.

  • Tenha 2 a 4 dos próximos livros que você pretende ler à sua disposição. Você pode mesclar livros digitais e físicos. Eu por exemplo tenho alternado entre um livro físico sobre paternidade que tenho lido no escritório após o almoço e a leitura do livro do Howard Marks “O Mais Importante para o Investidor” através do app do kindle pelo Ipad. Isso facilita ter acesso em qualque lugar e hora.

  • Seja mais intencional com seu consumo na internet. Até por isso eu gosto tanto do Youtube: eu vejo o que eu quero. Ainda haja influência do algoritmo nas sugestões de próximos vídeos, via de regra entramos no Youtube utilizando o mecanismo de busca para assistir o que queremos.

Aprendizado 1×1.

Muitas vezes, apenas ler ou assistir à uma conteúdo previamente escrito ou gravado não será suficiente.

Livros são espetaculares, mas não deixam de ter uma característica de monólogo.

Você não dialoga ou interaje de verdade com o autor.

Portanto, considere envolver-se com comunidades focadas no aprendizado de temas específicos, ou ainda melhor, interaja com mentores que podem traduzir conhecimento em aplicação prática dentro da sua própria jornada de aprendizado.

Dentro da assessoria de investimentos, são muitas as oportunidades de compartilhamento de conhecimento entre assessor e cliente.

Volta e meia as reuniões se transformam muito mais em sessões de aprendizado do que qualquer outra coisa.

Eu entendo que nosso trabalho tem na educação um alicerce muito forte e é nosso compromisso que nosso cliente não apenas invista conosco, mas torne-se também um investidor melhor.

E ser um melhor investidor no fim significa não apenas ter mais rentabilidade num momento X ou Y dos ciclos de mercado, mas ser sábio suficiente para ter convicção de suas posições e ficar no jogo pelo tempo necessário.

Obrigado pela sua leitura de hoje. Hoje completamos 20 edições da newsletter "Dinheiro & Liberdade” enviadas em cada uma dessas últimas 20 semanas.

No meio da correria do dia a dia, com o atendimento a tantos clientes, auxiliando outros assessores da equipe comercial que eu lidero, exercendo meu papel de pai, marido, filho e amigo, executar essa tarefa semanal de escrever um conteúdo do zero semanalmente não é nada fácil.

Portanto quero agradecer a você que lê. Você é quem dá fôlego para isso aqui continuar e, quem sabe, expandir para algum conteúdo em vídeo e por aí vai.

Te convido a compatilhar a newsletter com um amigo ou familiar a quem o conteúdo possa fazer sentido, seja encaminhando este e-mail ou com este link que segue: https://dinheiroeliberdade.beehiiv.com/subscribe.

Até o próximo sábado!

André Pauletto.

A edição de hoje conta novamente com o apoio da 1440 Media, uma newsletter focada em trazer informação de qualidade e de forma não inviesada. Clicando no link abaixo você conhece o trabalho deles e ainda ajuda nosso projeto.

Fact-based news without bias awaits. Make 1440 your choice today.

Overwhelmed by biased news? Cut through the clutter and get straight facts with your daily 1440 digest. From politics to sports, join millions who start their day informed.

Livros indicados sobre o tema de hoje

🤝 Como eu posso te ajudar: